Por: Gregorio Lucio
Muito se tem dito e escrito a respeito das entidades espirituais vinculadas ao universo espiritual da Umbanda.
É de conhecimento de todos, inclusive popularmente, as representações simbólicas sob as quais estas entidades se apresentam nos ritos dos templos umbandistas. São os nossos caboclos, pretos-velhos, crianças, baianos, boaideiros, marinheiros...

Faremos sim, uma incursão direcionada ao conhecimento de quem são os Espíritos que se manifestam como Guias e Protetores na Corrente Astral da Umbanda, bem como qual a sua relação com o universo "material", com a "consciência mediúnica"e como estes Numes transitam entre a dimensão humana e a dimensão divina (expressa pelo Orixá).
Para iniciarmos, precisamos compreender em essência a atuação do(s) Orixá(s) como sendo a de um ser estruturador da Realidade. Tudo o que existe no Universo, seja de natureza concreta ou abstrata, física ou não-física, realiza-se e sustenta-se por meio do(s) Orixá(s). O(s) Orixá(s) é quem manifesta a "vontade Divina" no tempo e no espaço, estruturando as várias dimensões da Vida e abarcando em si as esferas pertencentes a estas dimensões (Natureza, Humanidade, Espiritualidade e Divindade).
Por ser o agente manifestador da Divindade Maior (Olorum, Deus, Zambi, etc), o Orixá manifesta-se no universo como um todo, tornando-se regente de uma determinada faixa vibratória, a qual alberga em si todos os seres portadores de consciência (independente de seus níveis) e, por consequencia, todas as coisas existentes. Lembremos que o "mundo material" (Natureza/Humanidade), segundo nossa conceituação, é manifestação do "mundo espiritual" (Espiritualidade/Divindade), por isso o universo material existe na medida em que é manifestado pela Consciência, a qual está situada na dimensão Espiritualidade/Divindade.
Obviamente, existe um contínuo "fluxo e refluxo" neste trânsito entre a Realidade Divina/Espiritual e a realidade Natural/Humana.
Sendo assim, Orixá torna-se então manifestação da Divindade (sendo Seu preposto na Hierarquia Divina), na Espiritualidade (manifestando-se como força viva através dos Numes Espirituais), na Natureza (por meio dos 4 elementos: ar, fogo, agua e terra) e, por fim, na Humanidade (emergindo como força arquetípica pertinente ao insconsciente pessoal e coletivo do indivíduo).
Dito isso, entendemos agora que dentro de cada faixa vibratória, a qual denominamos Linha dentro das Leis de Umbanda, estão contidos aspectos divinos, entidades espirituais, elementos da natureza e seres humanos cujas consciências "vibram originalmente" em sintonia com esta ou aquela faixa, representante deste ou daquele Orixá. É por isso que temos então pessoas filhas de tal Orixá, espíritos representantes de Orixá tal, elementos da natureza relacionados com Orixá tal, assim como atributos divinos ligados a determinado Orixá.
Diante dessa questão, entenderemos que as entidades tidas como Guias e Protetores em nossa Lei de Umbanda, são aquelas que passando pelo ciclo nascimento - morte - reencarnação (ciclo reencarnatório), a pouco e pouco, vivenciam e vivenciaram a experiência do contato homem/Orixá, seja na vida do mundo espiritual, seja na vida "humana" (encarnação), seja na sua passagem evolutiva pelos reinos da natureza, adquirindo consciência do Orixá, daquilo chamado de "Deus interno", passando a ser manifestadores da força e irradiação do Orixá.
Assim é que podemos ter, dentro de uma mesma Linha, entidades diversas. Ex: Preto-Velho, Caboclo, e Boiadeiro manifestando a irradiação de Ogum; Marinheiro, Criança, Caboclo e Preto-Velho, manifestando a irradiação de Yemanjá, e assim por diante.
Importante considerarmos também que os termos "Caboclo", "Preto-Velho", "Criança", "Baiano", etc, mais do que a forma de apresentação destes Espíritos, remetem ao grau espiritual concernente a cada um. Esse grau espiritual não traduz uma relação vertical entre as Entidades (por exemplo, Preto-Velho seria "mais evoluído" que o Caboclo, e vice-versa). Ao contrário, as relações do plano espiritual revelam-se horizontalmente entre os Guias e Protetores, sendo dada a ascendência de determinado Espírito sobre o médium pelo fato deste guardar maior afinidade vibratória e kármica sobre o seu tutelado. Embora seja verdade que muitos espíritos tiveram pelo menos sua última encarnação como índios, negros, nordestinos e sertanejos, isso não se torna uma regra na qual possamos enquadrar todos as Entidades que "baixam" nos templos de Umbanda.
Tratando agora a respeito da relação médium/Guia, podemos também citar um aspecto interessante, segundo o qual sendo o médium filho de determinado Orixá, esse receberá um Guia manifestador deste mesmo Orixá, conhecido como "pai de cabeça" ou "guia de frente". Será sempre sob a cobertura dessa entidade "principal" que irão ocorrer as manifestações mediunistas das demais entidades que compõem a "coroa mediúnica" do médium. A abertura da sintonia mediúnica será sempre realizada pelo guia de frente (não necessariamente incorporando-se no médium antes das demais, mas sim efetivando uma influenciação mais subjetiva e sutil), resguardando o médium e sua identidade.
Finalmente, e ainda sobre a atuação do Guia de frente, na experiência do transe, ao longo da vivência tempo/rito, poderão emergir os conteúdos numinosos presentes no inconsciente do médium proporcionando experiências místicas profundas e alterações marcantes no seu comportamento e percepção da vida, compreendo-se como Ser existente tanto na realidade material (natureza/humanidade) quanto espiritual (espiritualidade/divindade), como sujeito eterno e constituído pelo Divino/Orixá.
Abaixo, referências para os que desejem aprofundar-se no tema.
Saravá a todos!
Bibliografia Consultada:
Rivas Neto, Francisco (2002). Umbanda a Proto-Síntese Cósmica
Saraceni, Rubens (2005). Tratado Geral de Umbanda
Outras referências:
Rivas Neto, Francisco (2010). Ancestrais Divinos e Humanos nas Religiões Afro-brasileiras
É como diz Aline, da Cidade das Pirâmides, “Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração”.
ResponderExcluirVejam o programa WWW.deolhonomundo.com Abraços.