sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Incorporação - Parte 3: A relação Médium/Guia na Umbanda


Por: Gregorio Lucio

A perspectiva metafísico-religiosa do universo umbandista caracteriza-se por estabelecer uma relação de interdependência dos seres desencarnados com os encarnados, implicando não só numa constante influência dos primeiros nas vivências psíquicas e relações sociais dos segundos, mas também no trânsito do sujeito psíquico/biológico (médium) pela dimensão espiritual, cuja experiência possibilita ressignificar constantemente sua compreensão da Espiritualidade e ampliar seu campo de ação como medianeiro.

Esse discurso sagrado cultual, no qual os Espíritos Guias e Protetores concorrem como "recursos" significantes da vivência religiosa do umbandista,  faculta um campo de aprimoramento da Individualidade expressivo, sendo "[...]capaz de fortalecer laços interpessoais e intergeracionais e de promover concomitantemente inclusão social e integração psíquica"(Pasqualin, 2009)... aditaríamos, de nossa parte, a Ascensão Espiritual, como sendo o corolário da relação com os Guias e Protetores de Aruanda.

Estabelecemos nos dois parágrafos acima as premissas de que nos utilizaremos para dissertar a respeito deste novo texto, o qual trata do fenômeno do transe de Incorporação sob a perspectiva da relação Médium/Guia Espiritual.

Temos que a construção de um espaço interior e sagrado ao médium, por conta da prática da Incorporação e da relação dialógica (Carvalho, 1998) com os Guias Espirituais, é a constante na prática espiritual dentro da Umbanda, uma vez que nesta forma de religiosidade o acesso à dimensão do Sagrado não é realizada por meio de um pontífice ou um sistema doutrinário que codifique e cerceie as possibilidades de contato e relação com o universo espiritual, o qual pode ser interpretado de maneira plural, de acordo com as possibilidades e vivências próprias daquele que experimenta o transe.

Esta relação de constante diálogo entre médium-Guia, implica na utilização de determinadas funções psíquicas do médium, aprendidas no seu contexto religioso (ou até mesmo aquelas inatas), para que faça-se a comunhão espiritual. Dentre estas funções, estão: concentração, meditação, reflexão, oração, intuição, inspiração, além, é claro, do próprio transe.

Por meio das funções citadas acima é que o médium percebe e registra o pensamento de seu Guia ou Protetor, com o qual permuta continuamente as suas energias psíquicas, co-relacionadas com a sua psique e com o cérebro físico, o qual funciona como modulador destas mesmas funções.

O envolvimento nas irradiações do psiquismo dos Guias, ocasiona o processo de manifestação de símbolos advindos do inconsciente do médium, no qual localiza-se uma instância limiar que perpassa e permeia as ocorrências de entrelaçamento mental, entre outras manifestações paranormais, como seja o chamado Inconsciente Superior ou Superconsciente, segundo a denominação própria da Psicologia Transpessoal.

A maneira como dão-se as manifestações espirituais dentro das Leis de Umbanda, depreendemos das simbologias pertinentes ao universo semântico desta religião, as formas pelas quais os Espíritos Guias e Protetores irão utilizar-se para a sua "passagem" e presentificação nos trabalhos espirituais: "caboclos", "pretos-velhos", "baianos", "marinheiros", "crianças"...

Estas formas simbólicas de apresentação da realidade espiritual, contidas no imaginário umbandista, são importantes para entendermos como estão estabelecidas as relações mais ou menos estreitas e afetivas entre o sujeito/médium e aquele que representa seu Guia ou Protetor. À maneira como estão consteladas as imagens simbólicas no inconsciente do médium, este terá relações psíquicas diferenciadas entre aquele "grupo" de Espíritos que compõem a sua coroa mediúnica. Assim é que, normalmente, muitos médiuns, apesar de possuírem um Guia que lhe seja o seu principal mentor, estabelecem com um segundo Guia de suas correntes uma relação mais estreita de parceria e afinidade.

O imaginário coletivo umbandista permeia o fluxo das correntes de pensamento, pela Lei de Afinidade, as quais são dirigidas ao médium pelo plano Espiritual, assim como, inversamente, são emitidas pelo medianeiro em direção àqueles que se lhe afiguram como orientadores e mentores.

Na medida em que o médium transita entre a sua instância psíquica objetiva e aqueloutra subjetiva, onde estão gravadas as suas experiências vivenciadas na prática do transe de Incorporação, este vai adquirindo consciência de Si, como Espírito Imortal e totalmente vinculado a tudo o que existe no mundo, visível ou invisível.

Ipseidade, implica na compreensão do caráter individual e único de cada ente, distinguindo-o de todos o outros. O centro da consciência, define-se como o menor ponto "no interior" da alma do médium, no entanto, capaz de o iluminar por completo à medida em que pratica a incorporação (Carvalho, 1998).

São breves as vivências espirituais, bem como os registros destas afiguram-se, a princípio, fugidios. No entanto, neste processo de percorrer o trajeto de ida ao seu mundo interior, poder-se-á aperceber da riqueza simbólica (psíquica) e espiritual com as quais aos poucos vai constituindo-se e amadurecendo, concretizando seu processo de transformação íntima, como experiência espiritual, a tão falada "evolução espiritual".

Os Guias e Protetores, ao mesmo tempo em que conservam-se como seres transcendentes e à parte do inconsciente do médium, são também, dentro do sistema simbólico da Umbanda, símbolos que o integram e potenciais interlocutores sociais (Lambek apud Rotta, 2010).

Dessa forma, "colocar o coração (o sentimento, o afeto e, por derivação, a própria entrega à entidade, que é realmente muito intensa nessa tradição religiosa)", faz-se na Umbanda como "a mais desenvolvida das funções espirituais" (Carvalho, 1998).


A vinda dos Guias Espirituais, fazendo sua passagem do mundo espiritual para o mundo terreno, por meio de sua "descida", consolida a chegada do divino no terreiro, tornando sagrado o corpo e a mente do médium neste instante, pois que acessa e domina a mente do sensitivo durante o transe,  mesmo que parcialmente. Isso faz com que o próprio médium integre-se à realidade espiritual e funda-se consciencialmente com o próprio Congá de seu terreiro (o espaço sagrado na Terra).

Cada médium que hoje trabalha com seus Guias e Protetores em seu terreiro, vivenciando a sacralidade do Congá, no qual fundem-se as Individualidades presentes num estado coletivo de fenômeno espiritual, revive no Rito a tradição praticada pelas gerações de médiuns e Guias que passaram pelo templo, reelaborando as  forças espirituais primevas (as irradiações), trazendo-as para o tempo atual e reencaminhando-as para todos aqueles que pertencem, ou pertenceram, às correntes Astral e Mediúnica daquele templo.

A vivência do Sagrado e do fenômeno espiritual na Umbanda possibilita ao médium que, ao estreitar relação com o mundo transcendente, este possa perceber as dimensões mais amplas da Vida, na qual a Individualidade que se É compreende-se como estando vinculada a um esquema maior, de ordem Divina, do qual tornamo-nos aos poucos conscientes, como um ponto de luz que ilumina ao redor de si num Universo maior do que a razão intelectiva pode alcançar.

A prática das diferentes funções psíquicas, desde a reflexão interior até o transe de incorporação, veicula na mente do médium a presença Daqueles vindos de dimensões maiores da Vida, facultando o acesso às instâncias inconscientes de sua própria Individualidade, identificando-o com seu Orixá (o Deus-em-Si) num processo de ascenção contínua para o seu centro psíquico, o Self, concretizando o seu amadurecimento emocional e seu consequente aprimoramento espiritual.

Outrossim, o convívio psíquico com as mentes dos Guias e Protetores, segundo a perspectiva umbandista, promove a estimulação dos conteúdos mais profundos e plenificadores do médium, sob cujas suas influências, de grande força emocional, este acrisola a sua personalidade sutilizando seus pensamentos, sua sensibilidade, sua emotividade, alcançando novas concepções daquilo que está em seu patrimônio psicológico/espiritual, bem como daquilo que é próprio do Outro com o qual relaciona-se, também merecedor de apreciação e respeito.


Saravá a todos!

Referências:


Carvalho, José Jorge de (1998). A Tradição Mística Afro-Brasileira (artigo científico)

Pasqualin, Flavia Adrea (2009). Modo de vida e vivência do morto na Tenda Espírita de Umbanda Pai Benedito (tese de mestrado).
Santos, E.C.M (1999). Preto-Velho: As várias faces de um personagem religioso. (tese de mestrado)
Leme, F. R (2006). O uso do imaginário nos estudos afro-brasileiros e no culto umbandista (tese de mestrado)
Rotta, Raquel R.; Bairrão, J.F.H.M (2010). Mulheres médiuns e caboclas espirituais (artigo científico)

22 comentários:

  1. a vida espiritual é se tanto o poder sobre natural entre o corpo e a alma no mundo material,fisico,astral en trasição para o mundo espiritual.terá que haver dom,ser mediun e crensa.apesar que muitos utilisam os poderes para outroa fins mais pouco duraveis.poderam atinjir a loucura,ao açassinio ou coisas piores.a vida espiritual não para quem quer mas sim.pela sua entrega e dom e nem todos têm o poder de mediun.dentro do universo espiritual, cada um tem a sua missão e cumpre com rigor.tem as comprovações,o carma e vive coisas do impossivel.temos a conviveência espiritual com os nossos antapassados,e ente-queridos.

    ResponderExcluir
  2. HOMENAGEIO O GRANDE E PODEROSO ,ESPIRITA DA UMBANDA(NEGU-VÉIO)E RESTANTES COMPANHEIROS DOS ESCRAVOS IDOS PARA O BRASIL.FORMANDO O UMBANDISMO NOS TERREIROS DO CAFÉCOM OS SEUS RITUAIS BANTO,LEVADOS DA AFRICA PARA O DESTERRO.MOTUMBA,SARAVÁ.AXÉ

    ResponderExcluir
  3. 13 de maio.motumba saravá,axé.as MÃES,DA UMBANDA.que os vossos poderes de serem mães.nos depositastes na terra sagrada,onde foram enterrados os nossos cordões umbicas,neste planeta terra,que pela escravatura fomos espalhados,que mesmo com as tuas deres de parto,mas carregavas o fardo de 500 anos de desterro, de escravidão,para alêm-mar, saindo do museo de escravatura em ANGOLA MÃE PATRIA,para países sem fim.americas,asia,europa,india e outros pontos de Africa.levas-te os abitos e costumes da tua terra BANTU,para o Brasil,Paraguay,Argentina,Mexico e outros Países.MÃEEEEEEE.que os poderes dos espiritos banhem o mundo astral,o mundo espiritualcom o teu nome de seres ~MÃAAAÃEEEEEE......AXÉ

    ResponderExcluir
  4. motumba,saravá benvindo és compartilhando em mais uma semana,na lida espiritual,que os orixás e guias, nos oriéntem,nesta caminhada,fruto da sabedoria,e, ensinamentos,da Umbanda.que nos elumine e nos banhe com esta luz espiritual,do alto das nossas cabeças.a planta dos nossos pés.e que sigamos uma só sintunia espiritual.axé

    ResponderExcluir
  5. uma família unida de umbanda,val por milhões de almas perdidas.salvaias.axé

    ResponderExcluir
  6. motumba,corpos enertes que ficam ,almas que se elevam, aguardando que em momentos vindouros se elevem para outras dimensões,na busca de paz e luz,no universo espiritual que as nossas correntes de orações com o acompanhamento dos orixás.se fassa elevar cada vez mais as almas que nos buscam.axé

    ResponderExcluir
  7. motumba.o mundo espiritual.uma coisa é ser,outra coisa é querer ser.o ser é de imposição pelos nossos ansestrais. o querer ser sem dóm é impocivel,só utilizando o comercio cristã para fim proprios com maus resultados.axé

    ResponderExcluir
  8. motumba,axé,saravá,dar tudo que elas merecem.elas são a rasão da nossa existência.de elas nós estamos no mundo.por elas fizemos tudo.sendo o més todo de elas.as crianças.a nossa previniência,é um fenómeno.não sei quem só, de onde venho, nem para onde vó.a espiritualidade é complexa.viemos,estamos e voltamos.mundo material,fisico,astral e espiritual.axé somos pelos nossos ansestrais..saravá

    ResponderExcluir
  9. MOTUMBA,AXÉ Com o andar do tempo,fui rebuscando a vida espiritual,os guias,o pai santo,os irixas.Entam vi que,para além dos meus guias,antepassados e ente-queridos.Havia entre os ORIXÁS,um que estava ligado a minha vida,material,astral e espiritual.Que é o supremo ORIXÁ OXÓSSI,um dos ORIXÁS de grande poder em AFRICA em seculos idos.Como caçador,agricutor,na sabedoria,e que dominava as matas em africa.o seu instrumento de caça,era.a zagaia e flexas,no horoscopo rege o signo touro,em que no qual eu faço parte,e me tem guiado e axé.saravá

    ResponderExcluir
  10. motumba axé aos dias que se passa nos 1ºseis meses com muita torbulência e ponição sevéra a humanidade deste universo.com t´suname,vulcons,deslisamento de terras,e outras calamidades.que a ira de motumba seja mais suave no proximo siméstre a humanidade.saravá

    ResponderExcluir
  11. O QUE FOI,O QUe é, QUe SER´?.O QUE FOI?IRA-T´SUNAMES,VULCÕES,TERRAMOTOS,DESLISAMENTO DE TERRA,ENXURRADAS,QUDAS DE AVÕES,AFUNDAMENTO DE BARCOS,DESLOCAMENTO DE ASTEROIDES RASANDO O PLANÉTA TERRA,TUDO ISSO FOI O 1ºSIMESTRE DE 2012.A DESCARGA DA IRA DE MOTUMBA AO PLANETA TERRA.
    O QUE É.-A AVAREZA,O EGUISMO,A LUTA PELO PODER,AS GUERRAS,AS EXPRIÊNCIAS NUCLEÁRES,AS IDAS E VINDAS,A LUA, MARTE,A TUDO QUE É PARTE.ATÉ AO SOL,QUEREM IR.A IRA DE MOTUMBA CAI SOBRE NÓS. O QUE SERÁ -TUDO DEPENDE DE NÓS.ANSESTRAIS,ORIXAS,GUIAS,ANSIÃS NEGU VÉIO.O QUE SERÁ O 2ºSIMESTRE DE 2012? VENEREMOS PAI UMILDEMENTE EM DEFESA DOSMAIS VULNERAVEIS,DAS ALMAS QUE SE PERDEM,PERDUAINOS PAI DE TUDO FIZEMOS NO PASSADO.DAI-NOS O PRESENTE PARAVIVERMOS O FOTURO.PAZ,ARMONIA,AMOR E LUZ.EMPRÓL DOS UMBANDISTA.MOTUMBA AXÉ.

    ResponderExcluir
  12. DIA 9 DE JULHO DE 2012 AS 14H00 OS UMBANDISTAS FARAM OUVIR A SUA VÓZ,PELA DESCREMINAÇÃO DOS QUARTO CANTOS DO UNIVERSO TERRA IRMÃOS MEDITEM E FAREMOS VALER O QUE SOMOS NO MUNDO ESPIRITUAL NA PRAÇA 1º DE MAIO CONVITE DO IRMÃO SEBASTIAN MORALES,MEMBRO DO CENTRO RELEGIOSO DE CANDOMBLE Y UMBANDA ASUNCION DE PARAGUAY.SARAVÁ

    ResponderExcluir
  13. A VIDA É CHEIA DE COMPROVAÇÕES E CARMAS PARA QUEM SEGUE O MUNDO ESPIRITUAL NESTE UNIVERSO SOBRE-NATURAL. SER UMBAMDA,KIMBANDA AO SERVIÇO DA KIANDA.QUE OS ORIXÁS NOS GUIE PORQUE A CAMINHADA É LONGA EM CAMINHO ESPINHOSO,NESTE CUME DA VIDA PREPARANDO O DECLIVE.MOTUMBA AXÉ

    ResponderExcluir
  14. que será o 2º siméstre de 2012? uma ecognita.esperamos que a ÍRA de MOTUMBA abrande e que o universo terrestre sófra menos, com mais axé de motumba.que se mudere mais as expriências.e olhemos mais para a mãe naturéza.nos engajemos mais na verdade das coisas.e terminarmos com os falsos profétas.fazerem coisas sem o serem,temos que limitar em apenas em servir segundo as leis de umbanda segundo o que esta no seu alcanse real,nada se pode enventar,no mundo espiritual.as consequências viram depois.motumba,axé,saravá

    ResponderExcluir
  15. felicidades a todos os idósos do universo.aos servidores,destacados do mundo espiritual.que os orixás os guiem na eternidade da vida.axé

    ResponderExcluir
  16. ESPERO DE VOCÉS,PARA SABER:QUEM SÓ,DE ONDE VENHO,E PARA ONDE VÓ.SÓ UMA ECOGNITA DA MINHA VIDA.BUSCO O MEU EU SEM SABER QUEM SÓ.ESTOU CAMINHANDO SEM SABER PARA ONDE VOU.FILHO DO MAR EU SÓ,CAMINHO ATÉ AO POR DO SOL.DURMO NA NOITE ATÉ AO DESPERTAR.SÓ SEI QUE DURMO, MAS NÃO SEI QUANDO ACORDO.TUDO É UM ENIGMA.AXÉ

    ResponderExcluir
  17. A TODOS OS KIMBANDAS,UMBANDAS.O NOSSO MUNDO É SÓ UM .QUIMBANDA NA ESPIRITUALIDADE DA VIDA.NOS QUATRO CANTOS DESTE UNIVERSO.MATERIAL,FISICO,ASTRAL,ESPIRITUAL.O SUPREMO PAI NÃO DEIXOU DE SER O QUE SEMPRE FOI.OMNIPOTENTE Y UNISCIÊNTE.POR ELE ESCRITO COM RAIOS DE LUZ ACOMPANHADO DE TRUVÃO.OSEU PODER DE ORDENAR OS SEUS MANDAMENTO.MOTUMBA AXÉ

    ResponderExcluir
  18. TUDO NA VIDA TEM UM PREÇO E MUITAS DAS VEZ SAI CARO OS CUSTOS,DEPENDENDO DA VIDA QUE SE LEVA.QUANTO MAIS PRECEPITAÇÕES MAIS CAROELA FICA.QUE MOTUMBA MODERE A NOSSA CAMINHADA.AXÉ

    ResponderExcluir
  19. sirvo os meus ansestrais em defesa das almas elevando-as a outras dimensões

    ResponderExcluir
  20. NA VIDA DO PASSADO,DO PRESENTE,Y DO FOTURO.ELA É UMA PIRAMIDE.DA BASE AO PICO,Y DO PICO A BASE.COM VÁRIAS ENTRADAS.NA QUAL SE TEM QUE SEGUIR O CAMINHO CERTO,PARA A ENTRADA PRÍCIPAL,Y SEGUILA ATÉ AO PICO.PARA DEPOIS,DESCELA COM PRODÊNCIA.AXÉ

    ResponderExcluir
  21. OSCAR'S PARA O DESTAQUE DE SERVIR A UMBANDA,OS NOSSOS ANCESTRAIS,ANTE-PASSADOS,ENTE-QUERIDOS,ORIXAS,GUIAS,OS PAE DE SANTO, Y QUEM NOS BUSCA.MUKUIU N'ZAMBI.

    ResponderExcluir